Princípios
Pedagógicos

O projeto pedagógico da escola Catena Aurea promove a aprendizagem oportuna, oferecendo aos alunos uma rica e organizada estimulação, para que alcancem (de acordo com as condições pessoais de cada um) níveis ótimos de maturidade neurológica, de desenvolvimento e aprendizagem. Nosso projeto contempla:

Protagonismo dos pais no desenvolvimento infantil

O papel dos pais no desenvolvimento de aprendizagens oportunas é primordial. Um ambiente familiar rico em estímulos educativos é o melhor fundamento para a construção de uma educação de qualidade.

Nosso objetivo é potencializar esse trabalho realizado pelos pais como protagonistas na educação de seus filhos, uma vez, que crianças com forte apoio familiar apresentam maior capacidade de adaptação, de solução de problemas, de aprendizagem, uma melhor qualidade de brincadeiras e uma melhor competência social nas relações entre iguais.

Protagonismo dos pais no desenvolvimento infantil

O papel dos pais no desenvolvimento de aprendizagens oportunas é primordial. Um ambiente familiar rico em estímulos educativos é o melhor fundamento para a construção de uma educação de qualidade.

Nosso objetivo é potencializar esse trabalho realizado pelos pais como protagonistas na educação de seus filhos, uma vez, que crianças com forte apoio familiar apresentam maior capacidade de adaptação, de solução de problemas, de aprendizagem, uma melhor qualidade de brincadeiras e uma melhor competência social nas relações entre iguais.

Aprendizagem de idiomas

Ensinamos a língua inglesa diariamente de forma vivencial, simples e lúcida; a criança aprende por meio de brincadeiras, jogos, fantoches, cantos, entre outros recursos. O aprendizado se dá de forma natural, uma vez que, a professora fala somente em inglês na sala, o que possibilita um aprendizado por imersão.

Psicomotricidade

A psicomotricidade é a base do desenvolvimento intelectual e afetivo do homem. Uma completa educação do movimento tem uma influência positiva nas aprendizagens escolares; em especial na educação infantil, quando a psicomotricidade atua como um importante instrumento de ensino e dá suporte a todo processo de desenvolvimento da criança.
Auxilia o desenvolvimento neurológico, estimulando e fazendo um trabalho preventivo às possíveis dificuldades de aprendizagem, leitura, escrita, motoras, emocionais. No Catena Aurea, oferecemos diariamente às crianças uma rica rotina de atividades diferentes e criativas que trabalham padrões de movimentos diferenciados por idade.

Psicomotricidade

A psicomotricidade é a base do desenvolvimento intelectual e afetivo do homem. Uma completa educação do movimento tem uma influência positiva nas aprendizagens escolares; em especial na educação infantil, quando a psicomotricidade atua como um importante instrumento de ensino e dá suporte a todo processo de desenvolvimento da criança.
Auxilia o desenvolvimento neurológico, estimulando e fazendo um trabalho preventivo às possíveis dificuldades de aprendizagem, leitura, escrita, motoras, emocionais. No Catena Aurea, oferecemos diariamente às crianças uma rica rotina de atividades diferentes e criativas que trabalham padrões de movimentos diferenciados por idade.

Programa de Virtudes

Nos preocupamos com uma educação de qualidade desde a educação infantil, uma vez que, o desenvolvimento das capacidades especificamente humanas, como consciência, pensamento, vontade, formação de conceitos entre outras, acontece até os 6 anos de vida.

Durante o desenvolvimento dessas funções psicológicas superiores, é importante cultivar hábitos de ordem, obediência, sinceridade, generosidade, alegria, trabalho e respeito à natureza por exemplo. Assim, essa educação verdadeiramente integral é capaz de desenvolver na criança uma série de atitudes e comportamentos que lhe permitam no futuro atuar com liberdade e responsabilidade, tomando decisões com segurança, autonomia e um positivo senso crítico. A atuação conjunta entre família e escola é primordial na aquisição desses hábitos.

Dentro de nosso projeto educativo, por meio do exercício diário, de forma leve e natural, as crianças vão criando hábitos que servirão de substrato para o desenvolvimento das virtudes.

Programa de Poesias

No Catena Aurea, o desenvolvimento da linguagem é trabalhado fundamentalmente por meio de poesias, trava-línguas, adivinhações e contos.

Sabemos que a aquisição da linguagem se realiza essencialmente por assimilação, imitação e repetição. Com essas atividades diárias, as crianças adquirem uma articulação mais clara, desenvolvendo a memória e uma compreensão verbal melhor.

Com as poesias, trabalhamos a educação do ouvido, do sentido rítmico, da voz, do movimento, do gesto e da expressão corporal. Melhora-se a articulação e a emissão da voz, assim como a formação de frases. Desenvolve-se a linguagem, amplia-se o vocabulário e potencializa-se a memória e a imaginação.

Programa de Poesias

No Catena Aurea, o desenvolvimento da linguagem é trabalhado fundamentalmente por meio de poesias, trava-línguas, adivinhações e contos.

Sabemos que a aquisição da linguagem se realiza essencialmente por assimilação, imitação e repetição. Com essas atividades diárias, as crianças adquirem uma articulação mais clara, desenvolvendo a memória e uma compreensão verbal melhor.

Com as poesias, trabalhamos a educação do ouvido, do sentido rítmico, da voz, do movimento, do gesto e da expressão corporal. Melhora-se a articulação e a emissão da voz, assim como a formação de frases. Desenvolve-se a linguagem, amplia-se o vocabulário e potencializa-se a memória e a imaginação.

Audição Musical

A música tem um valor essencial para o homem e contribui para seu desenvolvimento integral. Quanto mais exercitamos os diferentes sentidos, mais favorecemos o desenvolvimento global da inteligência e a capacidade para o aprendizado. A musicalização na educação infantil contribui para a integração e assimilação do conhecimento e favorece o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, ritmo, memória, atenção, concentração, corporalidade e respeito ao próximo.

Refeitório Educativo

Temos em nosso projeto os princípios da educação nutricional e da formação de bons hábitos alimentares.
Incentivamos a autonomia das crianças para comerem sozinhas, experimentar novos alimentos, utilizar corretamente os talheres e, conforme vão crescendo, sirvam-se sem ajuda.

O momento das refeições é uma excelente oportunidade para desenvolver as virtudes: civilidade, fortaleza, organização, espírito de serviço.

Refeitório Educativo

Temos em nosso projeto os princípios da educação nutricional e da formação de bons hábitos alimentares.
Incentivamos a autonomia das crianças para comerem sozinhas, experimentar novos alimentos, utilizar corretamente os talheres e, conforme vão crescendo, sirvam-se sem ajuda.

O momento das refeições é uma excelente oportunidade para desenvolver as virtudes: civilidade, fortaleza, organização, espírito de serviço.

A aprendizagem por descoberta e curiosidade

A curiosidade e a exploração estão intimamente ligadas à criatividade.

Sabemos que é muito importante dar às crianças, a partir dos 2 anos, os meios para que descubram diferentes alternativas na resolução de problemas, já que nesta idade, a curiosidade e a capacidade de indagação são umas das suas características principais.

O desenvolvimento da criatividade tem por objeto que a criança vá mais além que a fase de aprendizagem por descoberta. Trata-se de fomentar na criança a criação de algo novo.

O desenvolvimento da segurança e autoestima

A relação entre a professora e os alunos deve realizar-se dentro de um ambiente de afeto, com relações de compreensão, aceitação incondicional, trato confiado e respeito.

A criança deve se sentir acolhida por sua professora. A qualidade da relação entre elas depende, em boa medida, do convencimento de que a criança é uma pessoa a quem se deve respeito. Os sinais de respeito são numerosos, como olhá-los ao falar colocando-se à sua altura, respeitar o ritmo de trabalho de cada um, não superprotegê-lo, ensiná-lo a ter autonomia, escutá-lo com atenção, valorizar seus esforços e incentivá-los a fazer as coisas melhor, indicar-lhes com clareza o que está bem e o que está mal.

A autoestima influi na conduta da criança, a segurança pessoal lhe ajuda a se esforçar e atingir novas metas.

O desenvolvimento da segurança e autoestima

A relação entre a professora e os alunos deve realizar-se dentro de um ambiente de afeto, com relações de compreensão, aceitação incondicional, trato confiado e respeito.

A criança deve se sentir acolhida por sua professora. A qualidade da relação entre elas depende, em boa medida, do convencimento de que a criança é uma pessoa a quem se deve respeito. Os sinais de respeito são numerosos, como olhá-los ao falar colocando-se à sua altura, respeitar o ritmo de trabalho de cada um, não superprotegê-lo, ensiná-lo a ter autonomia, escutá-lo com atenção, valorizar seus esforços e incentivá-los a fazer as coisas melhor, indicar-lhes com clareza o que está bem e o que está mal.

A autoestima influi na conduta da criança, a segurança pessoal lhe ajuda a se esforçar e atingir novas metas.

Religião

Nosso projeto educacional busca despertar na criança o sentido de Deus e a capacidade de diálogo simples e espontâneo com Ele. Buscamos alimentar a inteligência com a fé para que a criança coloque em cada ato cotidiano o seu melhor, sempre na intenção de corresponder ao que somos chamados por Deus, valorizando a bondade e a generosidade cristã.