Personalizada

A escola Catena Aurea promove uma educação personalizada, tendo como objetivo atenção plena a cada aluno, reconhecendo e explorando suas habilidades próprias, adequando a condução do ensino e visando sua formação integral como pessoa em suas cinco dimensões (intelectual, física, volitiva, afetiva e transcendente). Para isso, reconhecemos os pais como os primeiros e principais educadores, promovemos a integração família-escola, para que cada um cumpra o papel que lhe cabe.

Buscamos ainda a excelência humana e acadêmica, investindo na formação continuada de seus professores e funcionários para que possam exercer com qualidade e profissionalismo um serviço cada vez melhor.

Na Educação Personalizada, pais, professores, alunos e funcionários unem-se em uma verdadeira comunidade educativa.

Tutorias

As crianças na Educação Infantil estão em pleno processo de formação humana e necessitam de estímulos e técnicas corretas, no momento apropriado para seu melhor desenvolvimento. Por isso, é essencial a sintonia entre escola e família para que haja uma unidade educacional entre o ambiente escolar e o familiar. Quando essas duas esferas estão alinhadas, a criança se desenvolve de forma plena, coesa e com resultados mais tangíveis e eficazes, sendo essa uma das premissas fundamentais da Educação Personalizada. Fundamentalmente, essa parceria entre a família e a escola acontece nas tutorias, conversas periódicas que os pais têm com a escola. Nesse momento, é desenvolvido/atualizado um plano de desenvolvimento para a criança, que envolve aspectos cognitivos, afetivos e sociais.

Programa de formação de professores

Cada professor desenvolve seu trabalho consciente de que seu preparo profissional e seu bom exemplo influenciam positivamente o aluno e concorrem para o bom andamento de todo o projeto educativo.

O papel do professor é fundamental, mas deve ater-se ao essencial. Tudo o que o aluno possa fazer por si mesmo, ele será estimulado a fazer.

Para potencializar essa atuação consciente do professor e promover seu desenvolvimento intelectual, humano e profissional, oferecemos uma permanente atualização docente.

Programa de formação de professores

Programa de formação de pais

O papel dos pais na educação de seus filhos é fundamental e insubstituível. Por isso, o Catena Aurea presta às famílias um assessoramento educativo, oferecendo-lhes modos práticos para fazer da vida familiar uma fonte de bons hábitos e estímulos para o desenvolvimento de seus filhos.

A organização de cursos, palestras e a orientação sobre leituras são alguns dos meios colocados à disposição das famílias. Nesses eventos, trata-se de diversos temas relacionados a questões essenciais da vida familiar e da educação em cada faixa etária.

Informativo do conteúdo pedagógico

Os pais serão informados dos conteúdos a serem trabalhados na escola e receberão orientações de como abordá-los em seus lares para que possamos garantir um aproveitamento máximo da aprendizagem e favorecer a interação da participação da família no âmbito escolar.

Ter ciência da virtude estudada na escola e de sua aplicação prática na vida cotidiana, poder contar para a criança um conto relacionado, apreciar junto com o filho as obras de arte estudadas, entre outros, são maneiras de fortalecer o protagonismo dos pais na formação de seus filhos.

Informativo do conteúdo pedagógico

Educação em virtudes

No Catena Aurea, buscamos trabalhar hábitos próprios das virtudes da faixa etária para que sejam incorporados pelos alunos na vida escolar e familiar. Dessa maneira, é possível desenvolver a capacidade de autodomínio e iniciar a formação do caráter da criança, motivando hábitos de ordem, obediência, justiça, sinceridade, entre outros, baseados numa matriz cristã da vida e da sociedade.